Floresta. Biodiversidade. Produção sustentável.

Nosso Legado

Quem Somos

Respeitar a natureza – conservando a mata nativa remanescente e conduzindo as áreas produtivas com práticas de menor impacto ambiental – é um princípio central da Fazenda Santo Antônio.

Com uma área total de 412 ha, a propriedade mantém 270 ha de florestas conservadas, em mosaico com plantios de pupunha, pastagens para búfalas, tanques de criação de tilápias, além de lago para fins recreacionais e pomar com bananeiras e outras frutíferas.

Nos seus pontos mais altos (cerca de 100m acima do nível do mar), é possível contemplar panoramas da fazenda e da região. Destacam-se os morros da Serra do Mar, as restingas da Estação Ecológica de Juréia-Itatins, a foz do rio Ribeira de Iguape e a cidade de Iguape, entre outras paisagens.

História

A área foi adquirida em 1961 por Domingos Storto. No início da década de 1970, seu filho, Norton Storto, assumiu a propriedade e iniciou a estruturação produtiva da fazenda.

Entre as primeiras atividades, destacou-se a criação de gado de corte da raça Nelore, que permaneceu por décadas e foi substituída, em 2020, pela criação de búfalas. O cultivo de cacau no sistema cabruca foi interrompido por volta dos anos 1990 e, atualmente, a fazenda realiza estudos para sua reativação.

Hoje, a principal atividade é a produção de palmito de pupunha, com plantios iniciados em 2010. Anos antes, começaram também as primeiras experiências com criação de peixes, com testes de espécies até a consolidação comercial da tilápia, no final da década.

Onde estamos

A Fazenda Santo Antônio está localizada entre os municípios paulistas de Miracatu e Iguape, a cerca de 200km da capital São Paulo.

Rodovia Prefeito Casimiro Teixeira, S/N, Km 32, Itimirim – Iguape/SP – CEP 11920-000